ENTRE A POLÍTICA E A PRÁTICA: A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (2009–2016)
Palavras-chave:
Política Pública, Educação Inclusiva, Educação Especial, Ensino MédioResumo
Este artigo analisa os processos de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI, 2008) na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA), entre 2009 e 2016, por meio de três programas federais: Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, Programa de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e Programa Escola Acessível. O estudo combina análise histórica, documental e empírica para compreender como políticas nacionais de educação inclusiva foram operacionalizadas em contexto local. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, utilizando análise de ciclo de políticas, observação de campo, análise documental e entrevistas com 25 sujeitos, incluindo gestores, técnicos e professores. Os resultados indicaram que a implementação da PNEE-EI promoveu avanços significativos, como expansão das matrículas de alunos público-alvo da educação especial (PAEE), instalação de SRMs e melhorias na infraestrutura escolar. Contudo, persistem desafios estruturais, pedagógicos e culturais, como desigualdade regional, insuficiência de recursos e lacunas na formação docente. A análise evidenciou que a inclusão não se limita à presença física de alunos na sala comum, mas envolve apropriação conceitual, integração pedagógica e mudança cultural na escola. Concluiu que a PNEE-EI constituiu instrumento relevante para a promoção de direitos e democratização da educação, mas seu êxito depende de engajamento coletivo, monitoramento contínuo e adaptação às especificidades locais, apontando para a inclusão como um processo histórico-social em constante construção.
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