AXIOMAS PARA TRANSFORMAR A ATUAÇÃO DOS NEABI NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Elizama das Chagas Lemos
  • Juliana Bezerra do Nascimento
  • Rejane Cristina Borges Santos
  • Letícia da Silva Gomes

Palavras-chave:

NEABI, Institutos Federais, Educação Antirracista, Tecnologias Educacionais

Resumo

Afro-brasileiros e Indígenas em Institutos Federais do Nordeste. Por meio de parâmetros e orientações baseados no PRISMA Group, trabalhos foram selecionados nas bases bibliográficas Scielo e repositório da Capes com o objetivo de verificar as pesquisas desenvolvidas.  Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica, bem como análise e reflexão sobre os resultados de pesquisa encontrados entre os anos de 2020 a 2025. Os resultados encontrados levam a reflexão de que é um campo de estudo que pode ser cada vez mais ampliado a fim de utilizar as tecnologias educacionais de forma a promover uma educação pautada na valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas no campo de ação dos NEABIs.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.029-093 

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Lemos, E. das C. ., do Nascimento, J. B., Santos, R. C. B., & Gomes, L. da S. . (2025). AXIOMAS PARA TRANSFORMAR A ATUAÇÃO DOS NEABI NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Seven Editora, 1720-1734. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8128