TECNOLOGIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ESPECIFICIDADES E APLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Giordano Muneiro Arantes
  • Luiz Cesar Martini

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Tecnologia Assistiva, Deficiência Visual, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Com a inclusão da Tecnologia Educacional (TE) e Tecnologia Assistiva(TA) no âmbito educacional este artigo distingue conceitualmente os termos com foco na inclusão de pessoas com deficiência visual sustentando que a tecnologia pode auxiliar, mas não substituir a mediação pedagógica. Com base em análise teórico-conceitual da literatura e de marcos nacionais, apresentam-se critérios para reconhecer quando um recurso configura-se como TA, apresentando exemplos de aplicações e recursos, como: leitores de tela, audiodescrição, materiais/diagramas táteis, cartografia tátil, dispositivos e apps de mobilidade e navegação e discute-se sua articulação com práticas docentes. Por meio deste estudo é possível concluir que diferenciar TE de TA é decisão ética e técnica com impactos no planejamento pedagógico e na formação docente e que a inclusão efetiva depende de implementação consistente de novos recursos, além de políticas públicas e produção de pesquisas da área.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-072

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Arantes, G. M., & Martini, L. C. . (2025). TECNOLOGIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ESPECIFICIDADES E APLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Seven Editora, 1147-1160. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8131