VERSOS QUE EDUCAM: O PAPEL DA POESIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VALORES NA ESCOLA
Palavras-chave:
Poesia, Educação, IdentidadeResumo
Este trabalho discute o papel da poesia no espaço escolar, entendendo-a como prática educativa capaz de contribuir para a formação integral dos estudantes. A investigação parte da compreensão de que a poesia não deve ser tratada apenas como um gênero literário a ser estudado, mas como linguagem viva que promove reflexão, imaginação e construção de sentidos. Ao ser incorporada ao currículo de forma sistemática, a poesia favorece a construção de identidades, possibilitando que os estudantes reconheçam a si mesmos e ao outro no processo de aprendizagem. Além disso, contribui para o desenvolvimento de valores éticos e sociais, como respeito, solidariedade e convivência democrática. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores que discutem literatura, linguagem e educação, de modo a evidenciar a relevância da poesia na formação crítica e cidadã. Dessa forma, o estudo reafirma a necessidade de resgatar o potencial formativo da palavra poética no contexto escolar contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andre Ribeiro de Goveia, Andreia Firmino de Sousa Brito, Adeany Firmino de Sousa Soares, Elizeth Francisco Alves, Rosimar Neres de Sousa Oliveira, Valci Sinã, Danilo Rodrigues Corsino, Michelly Barbosa Guimarães, Sandra Paula Rocha de Brito Medrado, Rosa Maria Nunes de Sousa, Domingos Miranda de Sousa, Cláudia Betânia Nunes Maciel, Marceli Ferreira Sousa, Karla Gisleide da Silva Araujo Saraiva, Neila Barbosa Osório, Luiz Sinésio Silva Neto, Ricardo Filipe da Silva Pocinho, Leila Cardoso Machado, Samuel Marques Borges, Rosy Franca Silva Oliveira, Macleison Vera, Karinne Oliveira Meneses, Elizabete de Souza Santos Batista, Marilene Stachak Schmitt, Orcimar Sousa Gomes De Amorim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.