LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: A ESCRITA ACADÊMICA NA PRÁTICA, UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Ensino Superior, Leitura e Produção TextualResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento da escrita acadêmica entre alunos da disciplina de Leitura e Produção Textual do Bacharelado em Teologia. A disciplina foi além da análise de conceitos de leitura e gêneros textuais, desafiando os alunos a estudarem um tema específico e utilizando uma técnica de escrita rápida que os auxiliou na produção de um artigo acadêmico bem construído, em um curto espaço de tempo, alinhado e fundamentado em estudos e pesquisas relevantes, e em conformidade com os padrões de escrita acadêmica. O objetivo deste relato é descrever a aplicação prática dessa metodologia, destacando os desafios enfrentados e os resultados obtidos, incluindo a produção de 11 artigos, atualmente em fase de publicação. A relevância deste relato reside em evidenciar como práticas pedagógicas inovadoras podem transformar a formação acadêmica, promovendo a competência em escrita acadêmica e estimulando a produção científica. Ao final do semestre, os alunos superaram as dificuldades iniciais, alguns com a ajuda de colegas, e contribuíram para uma coletânea aprovada para publicação, demonstrando a eficácia da metodologia empregada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliene Pereira da Silva-Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.