A INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EQUIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Palavras-chave:
Integração de Políticas Públicas Educacionais, Qualidade, Desafios e oportunidadesResumo
O objetivo geral deste artigo é analisar a integração das políticas públicas educacionais direcionada para a promoção da equidade e da inovação na educação básica no Brasil, buscando compreender os desafios e oportunidades para a construção por uma educação inclusiva e igualitária. A metodologia a que se propõe a pesquisa é baseada em importantes autores que vinculam temas ressonantes e inerente a presente temática, baseando-se na revisão da literatura nas mais recentes sobre programas federais de transferência de recursos, formação continuada de professores e inclusão de tecnologia educacional, tendo como desenvolvimento os principais tópicos que abordam os pilares de programas que entrelaçam as condições para atingir uma educação de qualidade, tais como a Identificação dos desafios, definição de metas e objetivos, desenvolvimento de Políticas Públicas, Implementação de programas, monitoramento, avaliação e Promoção de boas práticas. Os resultados mostram que, apesar dos progressos no desenvolvimento de políticas públicas, coexistem entraves que acionam desafios que emanam para uma implementação eficaz na questão de desigualdades regionais, má gestão de recursos e a desvalorização da profissão docente. No entanto, as oportunidades tecnológicas educacional possibilitam métodos de ensino inovadores capazes de abrir um horizonte que pode transformar o ensino e a aprendizagem que transforma a educação, torna-se mais dinâmica e inclusiva. A conclusão da pesquisa é que apesar dos entraves, sobressai a importância do compromisso transparente e coletiva na implementação da política educacional pública, destacando o reconhecimento dos professores e o investimento em programas de formação continuada que são fundamentais para garantir uma maior valorização do quadro educacional com intuito de melhorar a qualidade do ensino público, portanto, a integração das políticas públicas educacionais, aliada à inovação pedagógica e ao uso da tecnologia, torna-se a base para um sistema educacional que tende a ser igualitária e inclusiva.
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