DE PERTO NINGUÉM É NORMAL!

Autores

  • Fabiana Wanderley de Souza Moreira
  • Georgia Daniella Feitosa de Araújo
  • Aristides José de Oliveira Neto

Palavras-chave:

Exclusão, Normalização

Resumo

O artigo critica as práticas pedagógicas e discursivas que estigmatizam pessoas com deficiência no ambiente escolar, criando uma "cultura dos incapacitados" que leva ao fracasso escolar. Inspirado na mitologia de Procusto, aponta como essas práticas normalizadoras excluem e hierarquizam, reforçando um "darwinismo perverso". No século XX, o discurso médico-psicológico, influenciado por movimentos como o dos higienistas, moldou a Educação Especial, segregando os "diferentes". A partir dos anos 80, a perspectiva pedagógica ganha força, promovendo inclusão, cidadania e respeito às subjetividades. Contudo, o texto questiona se essas mudanças superaram a exclusão, alertando para a persistência de discursos normalizadores.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-002

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Moreira, F. W. de S. ., de Araújo, G. D. F. ., & de Oliveira Neto, A. J. . (2025). DE PERTO NINGUÉM É NORMAL!. Seven Editora, 17-25. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7499