DE PERTO NINGUÉM É NORMAL!
Palavras-chave:
Exclusão, NormalizaçãoResumo
O artigo critica as práticas pedagógicas e discursivas que estigmatizam pessoas com deficiência no ambiente escolar, criando uma "cultura dos incapacitados" que leva ao fracasso escolar. Inspirado na mitologia de Procusto, aponta como essas práticas normalizadoras excluem e hierarquizam, reforçando um "darwinismo perverso". No século XX, o discurso médico-psicológico, influenciado por movimentos como o dos higienistas, moldou a Educação Especial, segregando os "diferentes". A partir dos anos 80, a perspectiva pedagógica ganha força, promovendo inclusão, cidadania e respeito às subjetividades. Contudo, o texto questiona se essas mudanças superaram a exclusão, alertando para a persistência de discursos normalizadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Wanderley de Souza Moreira, Georgia Daniella Feitosa de Araújo, Aristides José de Oliveira Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.