INCLUSÃO DIGITAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXECUÇÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA NO IFRO

Autores

  • Gleison Guardia
  • Geovana da Costa Oliveira Martins
  • Marlos Tadeu Alves Hibner
  • Nayara Bonim do Nascimento
  • Rosivani da Costa Oliveira

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Educação Profissional, Noções Básicas de Informática, Empoderamento, Transformação Social

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da implementação dos cursos de Ciência da Computação Básica – Níveis I e II – realizados de março a junho de 2025 pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná, em colaboração com a Fundação Ji-Cred. A iniciativa teve como objetivo promover a inclusão digital de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio de treinamento presencial em ferramentas digitais essenciais, incluindo o sistema operacional Windows 11, contas Google, editores de texto, planilhas eletrônicas e formulários online. O currículo do curso foi desenvolvido com base em metodologias ativas, enfatizando a aprendizagem significativa e a educação popular, respeitando a diversidade etária e de experiência dos participantes. Os dados foram coletados por meio de registros institucionais, observações em sala de aula, atividades práticas e feedback dos alunos. Com taxas de conclusão de 86% no Nível I e 79% no Nível II, os resultados demonstram impactos positivos na autonomia, autoestima e proficiência técnica dos participantes, que passaram a executar, de forma independente, tarefas anteriormente atribuídas a outros. Apesar dos desafios enfrentados, como a disparidade etária entre os alunos e o cansaço causado por aulas consecutivas, o projeto demonstrou sua eficácia como meio de empoderamento social e redução das disparidades digitais. Conclui-se que o treinamento básico em informática, quando aliado a uma abordagem pedagógica inclusiva e acolhedora, tem o potencial de transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento de comunidades.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-003

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Guardia, G., da Costa Oliveira Martins, G., Hibner, M. T. A. ., do Nascimento, N. B. ., & da Costa Oliveira, R. (2025). INCLUSÃO DIGITAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXECUÇÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA NO IFRO. Seven Editora, 26-35. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7520