INCLUSÃO DIGITAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXECUÇÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA NO IFRO
Palavras-chave:
Inclusão Digital, Educação Profissional, Noções Básicas de Informática, Empoderamento, Transformação SocialResumo
Este artigo apresenta os resultados da implementação dos cursos de Ciência da Computação Básica – Níveis I e II – realizados de março a junho de 2025 pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná, em colaboração com a Fundação Ji-Cred. A iniciativa teve como objetivo promover a inclusão digital de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio de treinamento presencial em ferramentas digitais essenciais, incluindo o sistema operacional Windows 11, contas Google, editores de texto, planilhas eletrônicas e formulários online. O currículo do curso foi desenvolvido com base em metodologias ativas, enfatizando a aprendizagem significativa e a educação popular, respeitando a diversidade etária e de experiência dos participantes. Os dados foram coletados por meio de registros institucionais, observações em sala de aula, atividades práticas e feedback dos alunos. Com taxas de conclusão de 86% no Nível I e 79% no Nível II, os resultados demonstram impactos positivos na autonomia, autoestima e proficiência técnica dos participantes, que passaram a executar, de forma independente, tarefas anteriormente atribuídas a outros. Apesar dos desafios enfrentados, como a disparidade etária entre os alunos e o cansaço causado por aulas consecutivas, o projeto demonstrou sua eficácia como meio de empoderamento social e redução das disparidades digitais. Conclui-se que o treinamento básico em informática, quando aliado a uma abordagem pedagógica inclusiva e acolhedora, tem o potencial de transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento de comunidades.
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