CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Eliane Terezinha Tulio Ferronatto

Palavras-chave:

Identidade Docente, Estágio Supervisionado, Futuro Professores, Pesquisa (auto) Biográfica

Resumo

A pesquisa intitulada “Contribuições do Estágio Supervisionado para a construção da identidade profissional de futuros professores”, tem como finalidade identificar e compreender como é percebida a construção da identidade profissional de professores, por meio de análise dos Relatórios finais do Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do método denominado de arvore da vida (ADV), que configura as raízes da arvore com  a base: os acadêmicos relacionaram as pessoas, eventos, ideias que contribuíram para a decisão da escolha do curso; o tronco se refere as ações:  habilidades, interesses e eventos que  os apoiaram para continuarem no curso; e as folhas e frutos   que representaram os sonhos: expectativas e perspectivas após a formatura.  Participaram dessa pesquisa doze (12) estagiários do 4º ano de um Curso de pedagogia (último ano do Curso), em uma Universidade pública do interior do Mato Grosso do Sul.  Verificamos que o Estágio Supervisionado quando realizado com seriedade e comprometimento é uma excelente ferramenta para a construção dos processos de constituição da identidade, pois se relaciona à singularidade dos processos de socialização vividos por cada estagiário, causando oscilações, contradições, permanências e mudanças nas concepções e nos valores atribuídos ao ser professor.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-005

Publicado

2025-07-24

Como Citar

Ferronatto, E. T. T. . (2025). CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES. Seven Editora, 49-61. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7606