A MATEMÁTICA ABORDADA SOB UMA PERSPECTIVA COMPLEXA EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Complexity, Construction versus Discovery, Languages, Classroom, MathematicsResumo
A investigação descrita neste texto foi de caráter teórico, com alicerce na filosofia da complexidade moriniana. Adotou-se o princípio de que as línguas são construções históricas, a cargo tanto de indivíduos quanto de sociedades. Não se confundindo com os processos e os produtos cognitivos que lhes correspondem, as línguas, contudo, caminham pari passu com eles. A hipótese cuja coerência procurou-se mostrar nesta comunicação científica é a de que a matemática é uma língua e é elaborada, ao longo do tempo, com vistas à consecução de entendimentos, de explicações e de consensos, cada vez mais acurados, sobre (entre outras coisas) fenômenos e númenos. Ou seja: a matemática é humana, e com ela tenta-se rumar para a apreensão da matemática dita numênica. A contribuição pedagógica deste trabalho constituiu-se na fundamentação argumentativa da proposta de que, em aulas de matemática, haja reflexões e debates acerca do que é o conhecimento, particularmente a propósito do que é o conhecimento matemático, com ênfase, em tais aulas, a ideias apoiadas no sistema filosófico da complexidade.
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