FRAGILIDADE E RELEVÂNCIA AMBIENTAL DE UMA ÁREA DE CERRADO NO DF: SUBSÍDIOS PEDOGEOMORFOLÓGICOS PARA A PROTEÇÃO DE DIREITOS DIFUSO

Autores

  • Carlos Eduardo Pacheco Lima
  • Mariana Rodrigues Fontenelle
  • Marcos Brandão Braga
  • Bruno Santos Florindo
  • Joana Gabriely Ferreira
  • José Maurício Ribeiro Figueiredo
  • Vinícius Pereira Freire
  • Juscimar da Silva
  • Italo Moraes Rocha Guedes

Palavras-chave:

Cerrado Brasileiro

Resumo

Este artigo investiga processos de alfabetização e de letramento de estudantes indígenas da etnia Mebêngôkre/Kayapó e adota, como lócus, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon, localizada em São Félix do Xingu, no Pará. A discussão parte de uma análise histórica e política da educação escolar indígena no Brasil e enfatiza a oferta de educação bilíngue e intercultural aos povos originários. São examinados fatores que motivam a migração de famílias indígenas de suas comunidades para a zona urbana; a participação das comunidades tradicionais no ambiente escolar formal; as metodologias de ensino aplicadas aos estudantes; e os principais desafios enfrentados por professores e por estudantes no cotidiano. Por meio de uma abordagem qualitativa, que incluiu entrevistas semiestruturadas e observação participante, realizou-se um estudo de caso em que se evidenciaram, como principais entraves à garantia de educação bilíngue e intercultural aos indígenas da etnia Mebêngôkre/Kayapó, a falta de materiais didáticos bilíngues (português-Mebêngôkre/Kayapó), de programas de formação docente (básica e continuada) e de políticas públicas consistentes. A conclusão do estudo aponta para recomendações voltadas à formação de professores, para a produção de materiais didáticos interculturais, para a centralidade da participação familiar na educação escolar indígena e para a formulação de estratégias pedagógicas avaliativas mais inclusivas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.016-003 

Publicado

2025-07-28

Como Citar

Lima, C. E. P., Fontenelle, M. R. ., Braga, M. B. ., Florindo, B. S., Ferreira, J. G. ., Figueiredo, J. M. R. ., Freire, V. P. ., da Silva, J. ., & Guedes, I. M. R. (2025). FRAGILIDADE E RELEVÂNCIA AMBIENTAL DE UMA ÁREA DE CERRADO NO DF: SUBSÍDIOS PEDOGEOMORFOLÓGICOS PARA A PROTEÇÃO DE DIREITOS DIFUSO. Seven Editora, 52-76. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7649