TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE JOGOS TRADICIONAIS E DIGITAIS NA PERSPECTIVA NEUROCIENTIFICA DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Francisca Morais da Silveira
  • Iris Maria Ribeiro Rocha

Palavras-chave:

TDAH, Inclusão Escolar, Neurociência da Aprendizagem, Jogos Tradicionais e Digitais, Formação Docente

Resumo

Este estudo, de caráter empírico e baseado em metodologia qualitativa descritiva, tem como objetivo analisar o uso de jogos tradicionais e digitais no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sob a perspectiva da neurociência. A pesquisa busca compreender como essas ferramentas lúdicas podem servir como recursos complementares à avaliação psicopedagógica e auxiliar no enfrentamento dos desafios educacionais impostos pelo TDAH na Educação Básica. Foi desenvolvida uma proposta de intervenção junto a professores, com foco em práticas didáticas voltadas a estudantes que apresentam sinais de hiperatividade e desatenção. Os resultados revelam que a ausência de formação específica dos docentes para atuar com esse público contribui para o aumento do estresse profissional e para o fracasso escolar dos alunos, evidenciando a urgência de estratégias pedagógicas neuro cientificamente fundamentadas, capazes de promover a inclusão e o sucesso acadêmico.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-009

Publicado

2025-07-30

Como Citar

da Silveira, F. M. ., & Rocha, I. M. R. . (2025). TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE JOGOS TRADICIONAIS E DIGITAIS NA PERSPECTIVA NEUROCIENTIFICA DA APRENDIZAGEM. Seven Editora, 121-135. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7678