TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE JOGOS TRADICIONAIS E DIGITAIS NA PERSPECTIVA NEUROCIENTIFICA DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
TDAH, Inclusão Escolar, Neurociência da Aprendizagem, Jogos Tradicionais e Digitais, Formação DocenteResumo
Este estudo, de caráter empírico e baseado em metodologia qualitativa descritiva, tem como objetivo analisar o uso de jogos tradicionais e digitais no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sob a perspectiva da neurociência. A pesquisa busca compreender como essas ferramentas lúdicas podem servir como recursos complementares à avaliação psicopedagógica e auxiliar no enfrentamento dos desafios educacionais impostos pelo TDAH na Educação Básica. Foi desenvolvida uma proposta de intervenção junto a professores, com foco em práticas didáticas voltadas a estudantes que apresentam sinais de hiperatividade e desatenção. Os resultados revelam que a ausência de formação específica dos docentes para atuar com esse público contribui para o aumento do estresse profissional e para o fracasso escolar dos alunos, evidenciando a urgência de estratégias pedagógicas neuro cientificamente fundamentadas, capazes de promover a inclusão e o sucesso acadêmico.
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