PARA ALÉM DO MODELO: REPENSANDO A EDUCAÇÃO EM FACE AOS PROTÓTIPOS DA DEFICIÊNCIA

Autores

  • Kássia Lia Costa Fernandes
  • Alanna Oliveira Pereira Carvalho
  • Paulo Vinicius Leite de Souza
  • Antonio Eufrásio Vieira-Neto
  • Natália Chaves Gondim Vieira
  • Newton Sérgio Lima Junior
  • Daniela Fialho da Silva
  • Nadja Ully Martins Paula
  • Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Modelos Teóricos da Deficiência, Direitos Sociais, Paradigmas da Inclusão

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise histórica e social sobre os modelos de compreensão da deficiência e sua relação com o processo de escolarização do público alvo da educação especial. A partir de uma revisão bibliográfica, discutimos a evolução dos paradigmas que marcaram as concepções sociais, médicas, religiosas e legais da deficiência. Nosso trabalho explora os quatro principais modelos  teóricos da deficiência - religioso, médico, social e, por fim, biopsicossocial - evidenciando como cada um influencia as práticas educativas e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência (Oliveira, 2022). Destaca-se que apesar dos avanços na legislação e dos direitos fundamentais, a efetivação de uma inclusão plena ainda enfrenta barreiras estruturais, atitudinais e pedagógicas. Assim, a superação desses desafios exige uma concepção ampliada da deficiência, aliada a políticas intersetoriais e evidentemente uma formação docente comprometida com a equidade e a diversidade.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-011

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Fernandes, K. L. C. ., Carvalho, A. O. P. ., de Souza, P. V. L. ., Vieira-Neto, A. E. ., Vieira, N. C. G. ., Lima Junior, N. S. ., da Silva, D. F. ., Paula, N. U. M. ., & de Arruda, Ítalo R. P. . (2025). PARA ALÉM DO MODELO: REPENSANDO A EDUCAÇÃO EM FACE AOS PROTÓTIPOS DA DEFICIÊNCIA. Seven Editora, 147-161. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7712