TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO METODOLOGIAS POTENCIALIZADORAS DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, Codesign Didático Socioconstrutivista, Pesquisa-IntervençãoResumo
O artigo investiga o uso das tecnologias digitais como metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no PROEJA, à luz da pedagogia freiriana e da abordagem do Codesign Didático Socioconstrutivista (CDS). A pesquisa, de natureza qualitativa e intervenção aplicada, fundamenta-se nos princípios do socioconstrutivismo e na metodologia Design-Based Research (DBR). Por meio de observação participante, diários de saberes e atividades colaborativas, buscou-se compreender como as tecnologias, quando criticamente integradas ao processo pedagógico, podem potencializar aprendizagens significativas, autorais e emancipadoras. Os resultados indicam maior engajamento dos educandos, ampliação da autonomia, desenvolvimento do letramento digital crítico e ressignificação dos espaços escolares como territórios de protagonismo e produção de saberes. O estudo também discute barreiras institucionais, sociais e políticas à implementação das tecnologias na EJA, defendendo uma perspectiva crítica e transformadora da educação mediada digitalmente.
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