TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO METODOLOGIAS POTENCIALIZADORAS DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • José Wilson de Siqueira São Thiago
  • Amilton Alves de Souza
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, Codesign Didático Socioconstrutivista, Pesquisa-Intervenção

Resumo

O artigo investiga o uso das tecnologias digitais como metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no PROEJA, à luz da pedagogia freiriana e da abordagem do Codesign Didático Socioconstrutivista (CDS). A pesquisa, de natureza qualitativa e intervenção aplicada, fundamenta-se nos princípios do socioconstrutivismo e na metodologia Design-Based Research (DBR). Por meio de observação participante, diários de saberes e atividades colaborativas, buscou-se compreender como as tecnologias, quando criticamente integradas ao processo pedagógico, podem potencializar aprendizagens significativas, autorais e emancipadoras. Os resultados indicam maior engajamento dos educandos, ampliação da autonomia, desenvolvimento do letramento digital crítico e ressignificação dos espaços escolares como territórios de protagonismo e produção de saberes. O estudo também discute barreiras institucionais, sociais e políticas à implementação das tecnologias na EJA, defendendo uma perspectiva crítica e transformadora da educação mediada digitalmente.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-014

Publicado

2025-08-07

Como Citar

São Thiago, J. W. de S., de Souza, A. A. ., & Matta, A. E. R. . (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO METODOLOGIAS POTENCIALIZADORAS DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Seven Editora, 185-199. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7740