LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A LITERATURA NEGRA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Maeles Carla Geisler
  • Marta Helena Cúrio de Caetano

Palavras-chave:

Ensino de Literatura Negra, Ensino de Língua Inglesa, Letramento Literário Crítico, Humanização

Resumo

Durante algum tempo no ensino de línguas estrangeiras tradicionais a literatura ocupou o lugar de objeto de ensino utilizada no método de tradução. Com as mudanças na metodologia de ensino o texto literário perdeu a importância nas salas de aula de língua inglesa. Entretanto, a literatura está ressurgindo e pedindo espaço nesse contexto em conformidade com os documentos oficiais de educação que atribuem ao ensino de línguas estrangeiras o desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo a análise do uso de textos literários na sala de aula de língua inglesa que através desse processo de letramento facilita a construção do caráter formativo do estudante, colaborando na reflexão sobre suas práticas sociais e ações como um indivíduo crítico e sensível. O conto “Girl” da escritora negra Jamaica Kincaid é apresentado como alternativa de objeto de estudo trazendo atenção para discussões relevantes da pós-modernidade como o processo de colonização responsável por grande parte da formação identitária de vários povos. Partindo dos pressupostos da literatura como texto “humanizador” (Candido, 2012), transgressivo (Cosson, 2016; Hooks, 2017) e transformador (Gonçalves; Specht, 2018) a pesquisa evidencia fatores de aprendizagem linguística, cultural, social e espiritual dos textos literários, contribuindo para a formação de uma sociedade pautada na equidade, solidariedade e respeito.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-019

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Geisler, M. C. ., & de Caetano, M. H. C. . (2025). LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A LITERATURA NEGRA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO. Seven Editora, 278-292. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7801