REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO AMAZÔNICO, À LUZ DA LEI Nº 14.945/2024
Palavras-chave:
Ensino Médio, Itinerários Formativos, Lei 14.945/2024, AmazôniaResumo
Este estudo investiga os desafios na construção e implementação dos itinerários formativos do Ensino Médio no contexto amazônico, a partir das diretrizes estabelecidas pela Lei 14.945/2024 e das particularidades regionais. O tema emerge da necessidade de adaptar o currículo às exigências legais, respeitando as especificidades socioambientais e culturais da Amazônia. O objetivo geral foi investigar os desafios na construção e implementação dos itinerários formativos do Ensino Médio no contexto amazônico, a partir das diretrizes estabelecidas pela Lei 14.945/2024 e das peculiaridades regionais. Adotou-se a metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, orientada pelo método dedutivo. Realizou-se revisão sistemática de literatura (2019–2025) em bases como SciELO, Google Academic e CAPES Periódicos, selecionando publicações que abordassem itinerários formativos, reforma do Ensino Médio e contexto amazônico. Os dados extraídos foram organizados em categorias analíticas (planejamento, desafios e impactos) e analisados por meio de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que a autonomia conferida pela Lei 14.945/2024 impulsiona iniciativas de governança compartilhada, formação continuada de professores e uso de espaços não formais; contudo, limitações de infraestrutura (laboratórios, conectividade), de formação e de articulação comunitária dificultam a efetivação dos itinerários. Identificaram-se barreiras pedagógicas, como resistência à interdisciplinaridade, e socioculturais, como a integração de saberes tradicionais. Conclui-se que superar esses desafios requer políticas públicas integradas, recursos técnicos e financeiros, e a construção de uma cultura de inovação e gestão democrática. A articulação entre escolas, universidades e comunidades emerge como condição para que as diretrizes legais se convertam em práticas educativas contextualizadas e transformadoras.
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