ESTABELECENDO DIÁLOGOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Educomunicação, Línguas Estrangeiras, Cartilha Educativa, SociointeracionismoResumo
Este capítulo discute a educomunicação como uma abordagem inovadora no ensino de línguas estrangeiras, fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de natureza qualitativa e aplicada, resultou na elaboração de uma cartilha educativa voltada a estudantes e professores de Letras, visando aproximar teoria e prática pedagógica. O material proposto promove a integração crítica e criativa das mídias no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a produção de conteúdo pelos estudantes, o protagonismo discente e o acesso democrático à informação. A cartilha representa uma iniciativa relevante para potencializar a formação docente no contexto da cultura digital e da educação midiática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andréa Duarte Ross, Jacqueline Andreucci Lindstron

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.