ESTABELECENDO DIÁLOGOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA O PROCESSO  DE ENSINO E  APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

  • Andréa Duarte Ross
  • Jacqueline Andreucci Lindstron

Palavras-chave:

Educomunicação, Línguas Estrangeiras, Cartilha Educativa, Sociointeracionismo

Resumo

Este capítulo discute a educomunicação como uma abordagem inovadora no ensino de línguas estrangeiras, fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de natureza qualitativa e aplicada, resultou na elaboração de uma cartilha educativa voltada a estudantes e professores de Letras, visando aproximar teoria e prática pedagógica. O material proposto promove a integração crítica e criativa das mídias no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a produção de conteúdo pelos estudantes, o protagonismo discente e o acesso democrático à informação. A cartilha representa uma iniciativa relevante para potencializar a formação docente no contexto da cultura digital e da educação midiática.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-028

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Ross, A. D. ., & Lindstron, J. A. . (2025). ESTABELECENDO DIÁLOGOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA O PROCESSO  DE ENSINO E  APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Seven Editora, 431-448. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7847