KANT: ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO E A AUTONOMIA HUMANA

Autores

  • Anderson Graboski de Almeida
  • Lauro Roberto Lostada
  • Francine de Abreu Tedeschi
  • Lidnei Ventura

Palavras-chave:

Kant, Esclarecimento, Racionalidade, Autonomia, Educação, Moral

Resumo

Este trabalho analisa o pensamento de Immanuel Kant, destacando a articulação entre esclarecimento, educação e autonomia como fundamentos para a formação educacional e construção da liberdade humana. O esclarecimento, segundo Kant, é a saída da menoridade autoimposta, ou seja, da incapacidade de pensar por si mesmo, condição superada por meio do uso público da razão e da coragem de ser autônomo. A educação, nesse contexto, não é apenas uma transmissão de conteúdos, mas um processo histórico e ético que forma o indivíduo para a racionalidade, exigindo disciplina, instrução e moralização. Por fim, a autonomia é apresentada como o princípio central da moralidade kantiana, é agir segundo leis que a própria razão reconhece como universais, como imperativas, constituindo a finalidade última da educação. A formação para a autonomia é, portanto, uma exigência prática, ética e política, sendo a base de uma sociedade verdadeiramente esclarecida.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-029

Publicado

2025-08-22

Como Citar

de Almeida, A. G., Lostada, L. R., Tedeschi, F. de A., & Ventura, L. . (2025). KANT: ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO E A AUTONOMIA HUMANA. Seven Editora, 449-461. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7848