DA BRINCADEIRA AO ESTUDO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Funções Mentais Superiores, Internalização, MediaçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como ocorre a transição da atividade de brincadeira para a atividade de estudo no desenvolvimento infantil, considerando os aspectos cognitivos e afetivos desse processo à luz da psicologia histórico-cultural no contexto de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação qualitativa, conduzida por meio do método de estudo de caso (Lüdke; André, 2013), realizada em uma escola pública municipal do Noroeste do Rio Grande do Sul. A produção de dados envolveu observações de aulas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, encontros formativos com professores, aplicação de questionários a estudantes e docentes e entrevistas semiestruturadas, com registros em vídeo, fotografias e diário de campo. A análise seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016) e fundamentou-se em autores da psicologia histórico-cultural, como Vigotski e Elkonin. Os resultados apontam a necessidade de práticas pedagógicas que articulem o brincar e o estudar no 1º ano do Ensino Fundamental, favorecendo uma transição escolar mais sensível e garantindo o engajamento das crianças no processo de aprendizagem.
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