FUNÇÕES DA MULTIMODALIDADE EM PROVAS DE LINGUAGENS DO ENEM: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Verônica Ferreira Santiago
  • Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno

Palavras-chave:

Multimodalidade, Letramento Multimodal, Produção de Sentidos

Resumo

Resultados de um estudo que objetivou descrever as funções da multimodalidade em questões de linguagem de duas provas do ENEM, sendo uma antiga, de 1998 e uma recente, de 2023 e responder quais foram as funções da multimodalidade na produção de sentidos nas duas provas. Teve como hipótese que há diferença nas funções, de uma prova para outra, determinadas por fatores como precariedade dos recursos de inserção de linguagem multimodal e falta de abordagem dessa temática nas aulas de língua portuguesa da década de 1998. Especificamente objetivou (i) explorar pressupostos teóricos referentes à Teoria da Multimodalidade, sobre letramento, letramento multimodal e considerações sobre a trajetória do ENEM como política pública e, (ii) descrever as funções da multimodalidade nas questões de Língua Portuguesa da prova do ano de 1998 e da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias de 2023, analisando características da produção de sentidos. Justificada pela importância de pôr em evidência as funções da multimodalidade em questões de linguagens das provas do ENEM, na atualidade e explicar o quanto as propostas de leitura vêm se modificando a partir de novas teorias do ensino-aprendizagem, e do advento da tecnologia, que tem provocado modificações sociais e semióticas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-042

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Santiago, V. F., de Lourdes Guimarães de Carvalho, M., & Nepomuceno, A. R. (2025). FUNÇÕES DA MULTIMODALIDADE EM PROVAS DE LINGUAGENS DO ENEM: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Seven Editora, 642-671. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7937