EDUCAÇÃO INTEGRAL E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL

Autores

  • Fabio Guilherme de Souza

Palavras-chave:

Educação Integral, Avaliação da Aprendizagem, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação Omnilateral

Resumo

A Educação Integral, no contexto da educação brasileira, constitui-se como uma proposta capaz de ampliar a formação humana, superando práticas fragmentadas e restritivas. Entretanto, a avaliação da aprendizagem, frequentemente utilizada de forma classificatória e excludente, permanece como um dos principais desafios para sua efetivação. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para compreender as interfaces entre Educação Integral e avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de autores clássicos e contemporâneos da área (Saviani, Duarte, Moll, Libâneo, Luckesi, Pimenta), além de dados recentes do INEP (2023) e do Centro de Referências em Educação Integral (2023). O recorte temporal considerou produções publicadas entre 2008 e 2023, período de ampliação das políticas públicas de tempo integral no Brasil. Conclui-se que a avaliação da aprendizagem, concebida como prática formativa e crítica, constitui elemento essencial para a consolidação da Educação Integral, garantindo a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos e a formação omnilateral dos sujeitos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-045

Publicado

2025-09-01

Como Citar

de Souza, F. G. . (2025). EDUCAÇÃO INTEGRAL E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. Seven Editora, 694-699. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7940