EQUIDADE EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA:  REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS

Autores

  • Valéria Souza Matos dos Santos
  • Cleusa Vieira da Costa
  • Susana Aparecida da Veiga
  • Kátia Celina da Silva Richetto
  • Willian José Ferreira
  • Tiemi Aline Silva
  • Samyra Faria Fontes Aljbaae

Palavras-chave:

Equidade, Status Social, Trabalho em Grupo, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho investiga a dinâmica do status social em salas de aula heterogêneas, com foco nas interações que emergem nas atividades de trabalho em grupo. A pesquisa, vinculada à dissertação de mestrado, desenvolvida no programa de mestrado profissional da Universidade de Taubaté (UNITAU), na linha em Práticas Pedagógicas para Equidade, adota uma abordagem qualitativa e se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, ao buscar uma educação de qualidade voltada especialmente àqueles que mais necessitam de apoio e adota uma metodologia qualitativa, em que a formação dos grupos de trabalho em sala de aula foi planejada para revelar as nuances do status social entre os estudantes. Inspirada pelas reflexões do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), a formação de grupos aleatórios foi planejada como estratégia metodológica para revelar diferentes manifestações de status social no ambiente escolar. Durante a análise dos dados da pesquisa destacaram-se dilemas relevantes relacionados ao status social, oferecendo contribuições importantes para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas. A partir do trabalho em grupo proposto, os estudantes compreenderam a importância da colaboração e da divisão de papéis, assumindo responsabilidades que favoreceram a participação equitativa entre todos, permitindo que todos contribuíssem com suas capacidades e saberes, promovendo o reconhecimento da diversidade como valor pedagógico.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-050

Publicado

2025-09-04

Como Citar

dos Santos, V. S. M. ., da Costa, C. V., da Veiga, S. A., da Silva Richetto, K. C. ., Ferreira, W. J. ., Silva, T. A. ., & Aljbaae, S. F. F. (2025). EQUIDADE EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA:  REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS. Seven Editora, 782-799. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7983