SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE BOURDIEU E LAHIRE: COMO A ESCOLA E A FAMÍLIA PODEM DEFINIR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

Autores

  • Adriana Marques de S. Teixeira
  • Matheus Rodrigues dos Reis

Palavras-chave:

Educação, Escola, Família, Cultura, “Fracasso”, “Sucesso”

Resumo

O “sucesso” e o “fracasso” escolar são campos de pesquisa amplos e diversificados, que sempre foram palcos de grandes discussões acerca dos desafios e das perspectivas educacionais. Diante disso, esse trabalho traz o conceito de capital cultural, definido por Bourdieu (2014), que evidencia como a educação tende a se orientar para a manutenção dos interesses da classe dominante. Em contraposição, Lahire (1997) destaca a relevância das concepções e práticas familiares para explicar o “sucesso” ou o “fracasso” escolar, ressaltando que, independentemente do capital cultural, social ou econômico das famílias, algumas crianças conseguem obter êxito no percurso escolar. Associado a esse conceito, surge também a noção de cultura escolar, que, segundo Julia (2001), não se limita às relações sociais estabelecidas no ambiente escolar, mas envolve um conjunto de normas, condutas e práticas voltadas à difusão da cultura dominante. A partir desses referenciais, compreende-se que os fatores que influenciam o “sucesso” ou o “fracasso” escolar não podem ser atribuídos a um único elemento, mas decorrem de uma complexa rede de condicionantes que atravessam a vida da criança na dimensão social, familiar e escolar.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-055

Publicado

2025-09-05

Como Citar

de S. Teixeira, A. M. ., & dos Reis, M. R. (2025). SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE BOURDIEU E LAHIRE: COMO A ESCOLA E A FAMÍLIA PODEM DEFINIR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA. Seven Editora, 860-877. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7988