A POTÊNCIA TERAPÊUTICA DA MÚSICA NO TRABALHO DOCENTE: MUSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO MUSICOCENTRADA, PSICOLOGIA ANALÍTICA E  APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA REVELANDO POSSIBILIDADES DE ESCUTA ACOLHEDORA

Autores

  • Elvis de Azevedo Matos

Palavras-chave:

Musicoterapia de Orientação Musicocentrada, Psicologia Analítica, Aprendizagem Musical Compartilhada, Escuta Acolhedora

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo conduzir uma reflexão sobre a dimensão terapêutica do trabalho docente, especialmente sobre as contribuições da Musicoterapia de Orientação Musicocentrada e da Psicologia Analítica para a elaboração de posturas pedagógicas sensíveis, a partir das quais os estudantes pudessem avançar em seus processos de autodescoberta para o fortalecimento do Selbst, aqui compreendido como autoimagem, ou “eu sonoro”. Articulamos postulados da Aprendizagem Musical Compartilhada (Matos, 2024) para elaborar um diálogo entre autores que abordam a orientação Musicocentrada, em Musicoterapia, (Brandalise, 2021) e (Queiróz, 2019) e da Psicologia Analítica (Jung 2022 e 2023). A partir de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa (Gil, 2009), angariamos impressões e memórias de experiências de formação e elaboramos uma reflexão que nos possibilitou vincular dimensões da Musicoterapia de Orientação Musicocentrada, da Psicologia Analítica e da Aprendizagem Musical Compartilhada, na busca por uma postura de Escuta Acolhedora, através da qual os sujeitos desenvolveram segurança para manifestar suas potencialidades sonoras em um ambiente de vivências, de partilhas e de encontros. O trabalho apontou para a importância do desenvolvimento da criatividade e para a necessidade de aprimoramento do senso ético nas relações entre os pares, em convergência com relevância social do trabalho de autodescoberta sonoro-musical. Tais aspectos foram percebidos pelos participantes da pesquisa e apontaram para a pertinência de um olhar humanista, no qual a música conduz experiências de aprendizagem e de fortalecimento psíquico dos sujeitos em âmbitos de formação musical.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-058

Publicado

2025-09-09

Como Citar

de Azevedo Matos, E. (2025). A POTÊNCIA TERAPÊUTICA DA MÚSICA NO TRABALHO DOCENTE: MUSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO MUSICOCENTRADA, PSICOLOGIA ANALÍTICA E  APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA REVELANDO POSSIBILIDADES DE ESCUTA ACOLHEDORA. Seven Editora, 899-920. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8012