ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ÁRIDO

Autores

  • Daura Helena Jales Dantas
  • Eulita de Souza Morais
  • Elisabete Stradiotto Siqueira

Palavras-chave:

Estágios Extracurriculares, Formação Acadêmica, PET, Ciências Agrárias

Resumo

O presente artigo aborda a experiência do Programa de Educação Tutorial (PET) "Conexões de Saberes" da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) durante o ano de 2017, focando na proposta de estágios extracurriculares. A atividade, tem como objetivo capacitar alunos nas diversas áreas de Ciências Agrárias, incluindo Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Devido a irregularidades no calendário escolar e à carga horária das disciplinas, a implementação dos estágios foi inviável. O artigo discute as implicações dessa situação para a formação dos alunos, destacando a necessidade de melhorias na gestão acadêmica para viabilizar experiências práticas que complementem a formação teórica. A pesquisa foi fundamentada em análises qualitativas, com o intuito de refletir sobre as práticas de estágio na educação superior e sua relevância na preparação de profissionais mais qualificados e prontos para o mercado de trabalho.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-059

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Dantas, D. H. J. ., de Souza Morais, E. ., & Siqueira, E. S. . (2025). ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ÁRIDO. Seven Editora, 921-937. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8013