DESVENDANDO A RESTINGA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL APLICADO AO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Clóves Vicente Lins
  • Cleber Junior Pereira Bento
  • Nícolas do Espírito Santo Trancho
  • Fabiano Miranda Borges
  • Jésus Gomes de Souza
  • Camila Bruschi Tonon
  • Thiago de Alcântara Capaz
  • Isaura Alcina Martins Nobre
  • Marize Lyra Silva Passos
  • Lucimar Ramalho Bolonha

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Restinga, Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino de Ciências, Empreendedorismo Socioambiental, Alfabetização Científica

Resumo

Este artigo analisa a experiência pedagógica “Desvendando a Restinga por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos”, realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio na EEEFEM Domingos José Martins, em Marataízes/ES. O objetivo foi compreender como a Educação Ambiental crítica, articulada à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e à linguagem pedagógica do empreendedorismo socioambiental, contribui para a valorização da restinga e para a formação científica e cidadã. Adotou-se abordagem qualitativa e participativa, com problematização em sala, trabalho de campo em fragmento de restinga (delimitação no Google Earth e validações in loco), sistematização em portfólio digital (uso de chromebooks e smartphones) e elaboração de protótipos de startups socioambientais como produtos pedagógicos. O corpus (fichas, relatórios, fotos, anotações) foi tratado por Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam mudança de concepções iniciais utilitaristas para a compreensão da restinga como ecossistema em sua totalidade (flora, fauna e aspectos geomorfológicos), indícios consistentes de alfabetização científica, sensibilização socioambiental e protagonismo estudantil no uso de tecnologias e na proposição de intervenções contextualizadas. Conclui-se que a ABP, quando ressignificada em chave crítica e apoiada por ferramentas digitais, favorece aprendizagens significativas e socialmente relevantes, aproximando currículo, território e participação.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-062

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Lins, C. V. ., Bento, C. J. P. ., do Espírito Santo Trancho, N., Borges, F. M. ., de Souza, J. G. ., Tonon, C. B., de Alcântara Capaz, T. ., Nobre, I. A. M. ., Passos, M. L. S. ., & Bolonha, L. R. . (2025). DESVENDANDO A RESTINGA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL APLICADO AO CURRÍCULO ESCOLAR. Seven Editora, 950-973. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8016