USO INADEQUADO DE CELULARES EM SALA DE AULA: IMPACTOS NA CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM NA ECIT ADVOGADO NOBEL VITA

Autores

  • Robson Silva Cavalcanti
  • Carla Rossana de Araújo Torres Nogueira
  • Hugo Soares Cavalcanti
  • Marcos Vinícius Dionízio da Silva
  • José Jonas Almeida Silva
  • Maria de Fátima Silva Cavalcanti
  • Ana Amélia Cavalcanti Nunes

Palavras-chave:

Uso de Celulares, Distração Escolar, Desempenho Acadêmico, Tecnologia Educacional, Percepção Docente

Resumo

Este estudo aborda o crescente desafio do uso inadequado de celulares em sala de aula e seu impacto na aprendizagem e na atenção dos estudantes. Partindo do pressuposto de que, embora dispositivos móveis possam ser ferramentas pedagógicas, seu uso descontrolado se tornou uma preocupação central, o trabalho visa investigar as práticas de uso indevido de celulares na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Advogado Nobel Vita, em Coremas-PB. Os objetivos específicos foram identificar as finalidades desse uso e compreender as percepções de discentes e docentes sobre o tema, com foco na dinâmica de atenção e aprendizado. A metodologia empregou uma abordagem mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados, aplicados via Google Forms, a uma amostra de 135 alunos e 18 professores da referida escola. Os dados quantitativos foram analisados utilizando porcentagens e gráficos, enquanto as percepções abertas foram tratadas por análise temática para identificar padrões e categorias relevantes. Os resultados revelaram que o uso inadequado do celular é amplamente prevalente, com 68,1% dos alunos admitindo praticá-lo. Essa incidência compromete a atenção e a assimilação de conteúdo, sendo que 65,1% dos estudantes reconhecem que o celular prejudica sua concentração. A perspectiva docente corroborou esses achados, com 88,9% dos professores observando o uso indevido e 90% afirmando que este afeta negativamente a dinâmica das aulas, com 70% relatando essa ocorrência com frequência. Esses dados evidenciam que o uso inadequado do celular constitui um obstáculo significativo ao processo de ensino-aprendizagem. As principais contribuições do projeto residem em fornecer um diagnóstico localizado e empírico de um problema global, destacando a urgência de abordagens eficazes. O estudo aponta para a necessidade premente de implementar estratégias que promovam a conscientização dos alunos e de políticas institucionais que limitem o uso inadequado, ao mesmo tempo em que se considera o potencial da tecnologia como ferramenta pedagógica. Recomenda-se a comunidade escolar pactuar diretrizes claras e explorar o potencial do uso consciente da tecnologia. Sugere-se, ainda, um novo estudo para investigar a correlação direta entre o uso indevido de celulares e o desempenho acadêmico de alunos com baixo rendimento.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-063

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Cavalcanti, R. S. ., de Araújo Torres Nogueira, C. R., Cavalcanti, H. S., da Silva, M. V. D., Silva, J. J. A. ., de Fátima Silva Cavalcanti, M. ., & Nunes, A. A. C. . (2025). USO INADEQUADO DE CELULARES EM SALA DE AULA: IMPACTOS NA CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM NA ECIT ADVOGADO NOBEL VITA. Seven Editora, 974-989. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8052