PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES, PLANTONISTAS E MONITORES DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Nayara Marcele Silva Ferreira
  • Natalia Nakano
  • Lucas Gabriel Gonçalves Zeferino
  • Caroline Maemy Honda Cardoso
  • Letícia Godoy Rizzo
  • Gabrielle Lu Fan
  • Lara Beatriz Belão Barbosa
  • Giulia Rossi Trevizaneli
  • Layana de Oliveira e Silva
  • Victor Gois Takeda
  • Maria Virgínia Lellis da Costa Andrade

Palavras-chave:

Curso Pré-Vestibular Popular, Metodologia Ativa, Processo Seletivo

Resumo

O Curso Pré-Vestibular Popular da Faculdade de Medicina de Marília (CP FAMEMA), criado por iniciativa de acadêmicos de medicina, e, posteriormente, institucionalizado como programa de extensão, oferece suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para facilitar o acesso ao ensino superior.  A seleção de professores, plantonistas e monitores, que antes de 2020 era feita através de um sorteio, foi substituída por um processo seletivo que busca avaliar as habilidades pedagógicas e de comunicação do candidato por meio da simulação de um cenário real de ensino, inspirado na metodologia ativa vivenciada na faculdade. Assim, este capítulo objetiva descrever a experiência do novo formato de avaliação e consequente admissão de novos professores e plantonistas de um Curso Pré Vestibular Popular organizado e realizado pelos acadêmicos. O CP FAMEMA, assim como os demais cursos pré-vestibulares populares, desempenha um papel crucial na democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente para estudantes de camadas marginalizadas. Sendo assim, a institucionalização do programa e as mudanças na seleção possibilitaram mais recursos e melhoria na qualidade de ensino ofertada aos alunos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-064

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Ferreira, N. M. S. ., Nakano, N. ., Zeferino, L. G. G., Cardoso, C. M. H. ., Rizzo, L. G. ., Fan, G. L. ., Barbosa, L. B. B., Trevizaneli, G. R., de Oliveira e Silva, L., Takeda, V. G. ., & da Costa Andrade, M. V. L. . (2025). PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES, PLANTONISTAS E MONITORES DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Seven Editora, 990-1003. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8053