O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIALIZADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Modelagem Matemática, Equações do 1º grauResumo
Este artigo tem como objetivo principal verificar as potencialidades do uso da Inteligência Artificial, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas no 7º ano do Ensino Fundamental. A Inteligência Artificial é um assunto atual e, por isso, considera-se de grande importância verificar as possibilidades dessa ferramenta no ambiente escolar e, no caso desse artigo, no aprendizado de Matemática. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática que inicia com a apresentação aos alunos das ferramentas tecnológicas, de alguns problemas a serem resolvidos, de algumas situações climáticas que podem ser modeladas e suas modelagens e apresentação dos resultados. A atividade foi desenvolvida com um grupo de cinco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. A opção por alunos desse nível escolar deve-se ao fato de que nessa fase é introduzida o conteúdo de Álgebra, momento de uma considerável quebra de paradigmas conceituais e de abstração matemática, esta habilidade é um grande desafio para a atual geração conhecida como Geração Alpha que é movida pela agilidade, curiosidade, independência, dificuldade de concentração, rodeada de tecnologia e conectividade e que valoriza mais a experiência do que a teoria. Por outro lado, a IA pode fazer com que o aluno não se esforce na resolução dos exercícios propostos, prejudicando com isso, seu aprendizado. A pesquisa dimanou em algumas constatações relevantes sobre o uso dessa ferramenta, incentiva o engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática, auxilia a individualização do ensino, apoia a transição do estágio operatório concreto para o operatório formal de acordo com a epistemologia genética de Piaget, o uso nas aulas de Matemática deve ser supervisionado e validado todos os resultados, pois a Inteligência Artificial pode cometer erros, e por fim, pode causar dependência cognitiva pelo uso inadequado e sem acompanhamento do professor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julius Kahoru Yassaki Filho, Valéria de Fátima Maciel Cardoso Brum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.