LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: REPRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO NO DISCURSO DOS ALUNOS

Autores

  • Maria Catarina Paiva Repolês

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Discurso Discente, Valorização do Idioma

Resumo

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais em Rio Pomba recebe anualmente alunos de diferentes municípios da Zona da Mata Mineira para cursarem o ensino médio integrado ao técnico, técnicos concomitantes e subsequentes, cursos superiores e de pós-graduação. As escolas públicas passaram a receber livros didáticos de língua inglesa, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2011 e 2012 para o ensino fundamental e médio respectivamente (Brasil, 2008; Brasil, 2009). Considerando estes fatos: alunos oriundos de diversas cidades, a inclusão da língua inglesa no PNLD, e o paradoxo da importância concebida a esse idioma nos documentos oficiais e sociedade versus ambiente escolar, buscou-se neste estudo fazer uma reflexão sobre o ensino/aprendizagem do inglês por meio do discurso dos alunos. Os instrumentos usados para coletar o discurso discente foram dois questionários. A análise foi feita por meio da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994) e do Sistema de Avaliatividade (Martin e Rose, 2007). Apesar de algumas avaliações negativas quanto ao ensino/aprendizagem da língua inglesa, os alunos apontaram preferências por atividades vivenciadas em aulas, possibilitando questões que levem à reflexão e à busca pela valorização do idioma na escola pública.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-069

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Repolês, M. C. P. . (2025). LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: REPRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO NO DISCURSO DOS ALUNOS. Seven Editora, 1079-1098. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8088