REPRESENTAÇÃO FEMININA NA ARTE E MITOLOGIA EM A ODISSEIA DE PENÉLOPE (2005) DE MARGARET ATWOOD
Palavras-chave:
Representação Feminina, Arte, Mitologia, PenélopeResumo
Durante séculos, a história real e literária foi contada e composta, em sua grande maioria, por um cânone patriarcal. À mulher, coube, muitas vezes, um papel subalterno, nas narrativas e artes visuais é retratada, estereotipicamente, como submissa, hostil ou auxiliar masculina. Ao longo da historicidade, as referências da participação feminina nas diversas instâncias da sociedade são em menor grau em comparação aos homens. Metodologicamente, este texto apresenta-se do tipo exploratório e bibliográfico, com o objetivo de analisar A Odisseia De Penélope (2005), da autora canadense Margaret Atwood, tendo como foco a representação de Penélope, para discorrermos sobre as diversas formas em que as mulheres foram representadas nas artes visuais e literárias por artistas homens. A obra revisita o clássico A Odisseia (1488), creditada a Homero, a partir de uma nova perspectiva sobre a personagem Penélope, cuja autorrepresentação e versão sobre os fatos ocorridos a tornaram conhecida, tecendo, assim, sua própria narrativa. A partir do contexto politeísta de A Odisseia, visamos discutir quais papeis as divindades femininas, como Atena e Circe, têm na condução das personagens e como foram retratadas. Para a construção do referencial teórico desse artigo, nos baseamos em autores como, de Atwood (2020), Chartier, (2002), Garcia (2015), Federici (2023), Homero (2013), Perrot, (2019), Pizan, (2012), Rago, (2002), além de outras pesquisadoras que tratam de questões de gênero e literatura. Como resultados deste estudo, foi possível perceber que tanto no universo ficcional quanto real a figura feminina vem sendo retratada nas narrativas e artes visuais de acordo com concepções patriarcais e discriminatórias, colocando-a assim, em uma posição secundária em relação ao homem, o que dificulta, frequentemente, o alcance de uma sociedade democrática e com equidade.
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