"MATEMÁTICA LÚDICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA PRESENÇA NAS SALAS DE AULA DO DISTRITO DE LAS TABLAS"

Autores

  • Carlos Vargas
  • Eliecer Cedeño
  • Alcibíades Medina
  • Narciso Galástica

Palavras-chave:

Matemática Lúdica, Estratégia Metodológica, Implementação, Ensino, Jogos, Recursos Didáticos

Resumo

Esta pesquisa examina o uso e a percepção da matemática lúdica em escolas de ensino fundamental no distrito de Las Tablas, no Panamá, uma área carente de estudos sistemáticos sobre o tema. Por meio de uma abordagem de métodos mistos (pesquisas, entrevistas e observações em sala de aula), o estudo coletou dados de 50 professores e um grupo de alunos das escolas Presidente Porras e Claudio Vásquez. Os resultados mostram uma percepção predominantemente positiva da matemática lúdica. Professores e alunos acreditam que jogos e atividades interativas não apenas tornam o aprendizado da matemática mais envolvente e divertido, mas também melhoram a compreensão de conceitos complexos. O estudo destaca que 94% dos professores observam melhora no desempenho acadêmico dos alunos que participam dessas atividades. Da mesma forma, a grande maioria dos alunos relata que as atividades lúdicas aumentam seu prazer nas aulas e os tornam mais engajados. Apesar do feedback positivo, o artigo identifica desafios de implementação, como o risco de distração do aluno do jogo e as restrições de recursos e tempo. Os resultados indicam que, embora a metodologia esteja presente, para que a matemática lúdica seja implementada de forma eficaz, é crucial encontrar um equilíbrio entre o jogo e o conteúdo educacional, algo que merece atenção especial. O estudo conclui que estratégias lúdicas são uma ferramenta pedagógica valiosa e bem recebida que poderia se beneficiar de maior treinamento de professores e mais recursos para aumentar seu impacto na aprendizagem da matemática.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-078

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Vargas, C. ., Cedeño, E. ., Medina, A. ., & Galástica, N. . (2025). "MATEMÁTICA LÚDICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA PRESENÇA NAS SALAS DE AULA DO DISTRITO DE LAS TABLAS". Seven Editora, 1243-1260. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8152