MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MOÇAMBIQUE: UMA PERSPETIVA HISTÓRICA

Autores

  • Dilson Arlindo Mutote
  • Julian Mora Aliseda
  • Wagner dos Santos

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino Primário, Mudanças Climáticas, Moçambique

Resumo

Este artigo analisa as mudanças climáticas e políticas educacionais em Moçambique: Uma perspectiva histórica. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória (Creswell; Plano Clark, 2013). Adotam-se como fontes os dados obtidos pelos pesquisadores por meio de visitas e consultas a informações na biblioteca do MINEDH (Moçambique), no período de 28 de fevereiro a 20 de março de 2023. Além disso, foram considerados documentos obtidos junto ao INGD, referentes às épocas ciclônicas entre 1980 e 2022, no período de 4 de abril a 2 de maio de 2023, à luz da teoria Arendtiana e do conceito de resiliência. Os resultados evidenciaram que, apesar da ocorrência sistemática das mudanças climáticas, a política educacional, os planos e programas de formação de professores, bem como o currículo e as disciplinas do ensino primário, não foram adequados com o objetivo de responder às necessidades presentes. Somam-se a isso os problemas relacionados a um sistema caracterizado pela fragilidade. 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-081

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Mutote, D. A. ., Aliseda, J. M. ., & dos Santos, W. (2025). MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MOÇAMBIQUE: UMA PERSPETIVA HISTÓRICA. Seven Editora, 1289-1320. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8181