MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MOÇAMBIQUE: UMA PERSPETIVA HISTÓRICA
Palavras-chave:
Política Educacional, Ensino Primário, Mudanças Climáticas, MoçambiqueResumo
Este artigo analisa as mudanças climáticas e políticas educacionais em Moçambique: Uma perspectiva histórica. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória (Creswell; Plano Clark, 2013). Adotam-se como fontes os dados obtidos pelos pesquisadores por meio de visitas e consultas a informações na biblioteca do MINEDH (Moçambique), no período de 28 de fevereiro a 20 de março de 2023. Além disso, foram considerados documentos obtidos junto ao INGD, referentes às épocas ciclônicas entre 1980 e 2022, no período de 4 de abril a 2 de maio de 2023, à luz da teoria Arendtiana e do conceito de resiliência. Os resultados evidenciaram que, apesar da ocorrência sistemática das mudanças climáticas, a política educacional, os planos e programas de formação de professores, bem como o currículo e as disciplinas do ensino primário, não foram adequados com o objetivo de responder às necessidades presentes. Somam-se a isso os problemas relacionados a um sistema caracterizado pela fragilidade.
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