INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NA MELHORIA DE QUALIDADE DE ENSINO - APRENDIZAGEM PARA O ALUNO DA ESCOLA PRIMÁRIA - ANEXA AO IFP NA CIDADE PEMBA
Palavras-chave:
Professor, Qualidade, Ensino-Aprendizagem, AlunoResumo
Em Moçambique a educação é um direito e dever de Cidadãos, e visa oferecer a todos a igualdade de oportunidades de acesso a todos os níveis de ensino. O trabalho de professor é de ensinar crianças, jovens e adultos, e assegurar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, no sentido de promover o desenvolvimento intelectual e social dos mesmos. Para este contexto, os professores são chamados a estar presentes em todos os decursos da educação, para que, a aprendizagem se torne de qualidade e tenha resultados plausíveis. Esta reflexão objectiva compreender a influência de professor na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, numa abordagem qualitativa. A pesquisa apurou existência da nova atitude positiva no seio de alunos por mostrarem interesse e aulas e por cuidarem bem dos seus livros e material didáctico, sob orientação de professores. Nos últimos tempos, alunos tem tido maior preocupação com o processo de ensinos aprendizagem, mesmo sem o acompanhamento dos pais que os possam motivar a participar na aprendizagem. Os problemas do professor, do aluno, de infra-estruturas escolares e da comunidade escolar são resolvidos pelos professores através de autoavaliação para garantir a melhoria do seu desempenho. As crianças com uma aprendizagem lenta deveriam ser submetidos a uma avaliação qualitativa, tendo como elementos da avaliação, a motivação do aluno, assiduidade, pontualidade e a sua participação na sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lázaro Ernesto Tiago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
 
						 
							