AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO ENSINO MODULAR EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO: PERCEPÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Rosangela Cristina Sousa Vara
  • Leila Maués Oliveira Hanna

Palavras-chave:

Higher Education, Teaching Methods, Active Learning, Meaningful Learning, Motivation, Health Education, Educação Superior, Métodos de Ensino, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Significativa, Motivação, Educação em Saúde

Resumo

Este estudo teve como finalidade avaliar a percepção discente sobre o ensino modular em um curso de graduação em saúde. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, utilizou questionário semiestruturado aplicado em diferentes módulos. Os resultados indicaram que os estudantes reconhecem o modelo como organizado, motivador e significativo, destacando benefícios como maior engajamento, integração de conteúdos e relevância para a formação. Contudo, apontaram insegurança quanto à aplicação prática dos conhecimentos. Conclui-se que o ensino modular contribui positivamente para a aprendizagem e permanência acadêmica, desde que articulado a metodologias ativas e experiências práticas supervisionadas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.027-005

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Vara, R. C. S., & Hanna, L. M. O. (2025). AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO ENSINO MODULAR EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO: PERCEPÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Seven Editora, 68-86. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8276