INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: INTEGRAÇÃO CURRICULAR E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO SISTEMA DE ENSINO DE ORGANIZAÇÃO MODULAR – SOME EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DO AMAPÁ
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Inovação Pedagógica, Integração Curricular, Educação Quilombola, Sistema Modular de EnsinoResumo
O presente artigo analisou as inovações pedagógicas na Educação Física escolar, a integração curricular e seus impactos no desenvolvimento integral dos estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em uma escola quilombola do Amapá. Por meio de revisão integrativa da literatura (2010–2025), identificaram-se práticas pedagógicas inovadoras que valorizam a cultura local, promovem interdisciplinaridade e fortalecem a identidade dos estudantes. Observou-se que o ensino modular exige estratégias diferenciadas, uso de metodologias ativas e formação docente contextualizada. Apesar das condições estruturais adversas, a Educação Física revela-se espaço de resistência cultural, aprendizado significativo e construção de cidadania. Ressalta-se a necessidade de políticas públicas que apoiem a formação continuada, a autonomia pedagógica e a valorização dos saberes quilombolas. A pesquisa evidencia lacunas quanto a estudos quantitativos e longitudinais, indicando caminhos para futuras investigações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.