INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: INTEGRAÇÃO CURRICULAR E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO SISTEMA DE ENSINO DE ORGANIZAÇÃO MODULAR – SOME EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DO AMAPÁ

Autores

  • Olinda Rocha Alves
  • Maelio Cesar Freitas dos Santos
  • Sarah Medeiros Souto Gomes
  • Vânia Aparecida Santos da Silva
  • Evódia Simone Monteiro Soares
  • Simone Silva Simas
  • Daniela Alves dos Santos Lins
  • Cilene Santos
  • João Carlos Benício Dias
  • Ana Maria Picanço do Carmo
  • Edson Canuto de Sousa
  • Anselmo Accioly Francisco Ferreira
  • Angelina Oliveira da Silva
  • Geovana Barbosa Oggione
  • Delma Ferreira Alves

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Inovação Pedagógica, Integração Curricular, Educação Quilombola, Sistema Modular de Ensino

Resumo

O presente artigo analisou as inovações pedagógicas na Educação Física escolar, a integração curricular e seus impactos no desenvolvimento integral dos estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em uma escola quilombola do Amapá. Por meio de revisão integrativa da literatura (2010–2025), identificaram-se práticas pedagógicas inovadoras que valorizam a cultura local, promovem interdisciplinaridade e fortalecem a identidade dos estudantes. Observou-se que o ensino modular exige estratégias diferenciadas, uso de metodologias ativas e formação docente contextualizada. Apesar das condições estruturais adversas, a Educação Física revela-se espaço de resistência cultural, aprendizado significativo e construção de cidadania. Ressalta-se a necessidade de políticas públicas que apoiem a formação continuada, a autonomia pedagógica e a valorização dos saberes quilombolas. A pesquisa evidencia lacunas quanto a estudos quantitativos e longitudinais, indicando caminhos para futuras investigações.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-020

Publicado

2025-11-02

Como Citar

Alves, O. R., Santos, M. C. F. dos, Gomes, S. M. S., Silva, V. A. S. da, Soares, E. S. M., Simas, S. S., Lins, D. A. dos S., Santos, C., Dias, J. C. B., Carmo, A. M. P. do, Sousa, E. C. de, Ferreira, A. A. F., Silva, A. O. da, Oggione, G. B., & Alves, D. F. (2025). INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: INTEGRAÇÃO CURRICULAR E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO SISTEMA DE ENSINO DE ORGANIZAÇÃO MODULAR – SOME EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DO AMAPÁ. Seven Editora, 313-326. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8377