ARTE TÊXTIL E ENSINO DE ARTES VISUAIS: ANÁLISE DO LIVRO SER PROTAGONISTA: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: CULTURAS: ENSINO MÉDIO

Autores

  • Márcio Xavier Corrêa

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino e Aprendizagem, Arte Têxtil, Processo Criativo

Resumo

A pesquisa realizada apresentou como objetivo a análise do livro didático Ser protagonista: Linguagens e suas Tecnologias: culturas: ensino médio distribuído para as escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) enfatizando o campo do saber Artes Visuais. Como metodologia foi empregada a análise documental para investigar o livro didático e outros documentos normativos no campo educacional. Além da análise documental, metodologias de pesquisa em ensino de artes foram empregadas para ampliar o escopo da investigação. Considerando que todo arte educador deve ser também pesquisador e artista, a realização de uma atividade prática de pesquisa e criação artística constitui etapa importante, tanto no processo formativo autorreferencial quanto no processo de pesquisa em ensino de artes visuais. Neste sentido, a contribuição deste trabalho situa-se no aspecto da formação docente, bem como na produção artística em contexto pedagógico, colaborando ainda para a construção do conhecimento a partir de reflexões emergentes a partir do diálogo entre teoria e prática.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-013

Publicado

2025-08-07

Como Citar

Corrêa, M. X. (2025). ARTE TÊXTIL E ENSINO DE ARTES VISUAIS: ANÁLISE DO LIVRO SER PROTAGONISTA: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: CULTURAS: ENSINO MÉDIO. Seven Editora, 180-184. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7738