ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: INTERFACES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Autores

  • Renato Rodrigues
  • Artur Rodrigues Neto
  • Edi da Silva
  • Giséle do Amaral Varela
  • Gabriél Silva Rodrigues

Palavras-chave:

Adaptação, Escola, Vivência, Interação, Criança

Resumo

Reduzir o êxito do processo de adaptação escolar apenas à ausência de choro representa uma visão simplista de uma vivência complexa e contínua. Este estudo propõe uma análise mais ampla desse momento, compreendendo-o como resultado da interação entre a criança, a família, os educadores e a instituição de ensino. Dada a relevância dessa fase, especialmente para crianças pequenas que ingressam na escola pela primeira vez ou iniciam uma nova etapa educacional, é imprescindível que o professor atue como mediador do processo de forma acolhedora, lúdica e segura. A adaptação escolar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, exigindo sensibilidade e preparo dos adultos envolvidos. Com base em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa, o artigo explora os aspectos históricos, pedagógicos e emocionais da adaptação, propondo práticas que contribuam para vínculos afetivos positivos e uma transição tranquila. São discutidos os desafios enfrentados pelas famílias e crianças, o papel dos docentes e os marcos legais que embasam a Educação Infantil no Brasil.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-027

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Rodrigues, R. ., Rodrigues Neto, A. ., da Silva, E. ., do Amaral Varela, G. ., & Rodrigues, G. S. . (2025). ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: INTERFACES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. Seven Editora, 411-430. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7809