ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: INTERFACES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
Palavras-chave:
Adaptação, Escola, Vivência, Interação, CriançaResumo
Reduzir o êxito do processo de adaptação escolar apenas à ausência de choro representa uma visão simplista de uma vivência complexa e contínua. Este estudo propõe uma análise mais ampla desse momento, compreendendo-o como resultado da interação entre a criança, a família, os educadores e a instituição de ensino. Dada a relevância dessa fase, especialmente para crianças pequenas que ingressam na escola pela primeira vez ou iniciam uma nova etapa educacional, é imprescindível que o professor atue como mediador do processo de forma acolhedora, lúdica e segura. A adaptação escolar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, exigindo sensibilidade e preparo dos adultos envolvidos. Com base em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa, o artigo explora os aspectos históricos, pedagógicos e emocionais da adaptação, propondo práticas que contribuam para vínculos afetivos positivos e uma transição tranquila. São discutidos os desafios enfrentados pelas famílias e crianças, o papel dos docentes e os marcos legais que embasam a Educação Infantil no Brasil.
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