EDUCAÇÃO PÚBLICA - TRAJETÓRIA E FUNÇÃO SOCIAL

Autores

  • Luciéte Carmen Gomes de Oliveira
  • Anjelita Maria de Santana Gomes
  • Rita de Kássia de Oliveira
  • Ivanete Barbosa da Silva
  • Renata de Araújo Prediger
  • Maurita Ribeiro da Costa
  • Vagner Caldeira de Souza
  • Fabiana Brites de Souza
  • Cristina Naves de Deus
  • Carlos Magno Maciel Lucas
  • Tatiane dos Anjos Vieira Vasconcelos

Palavras-chave:

Educação, Função Social, Trajetória

Resumo

A educação nas últimas décadas vem sendo alvo de várias mudanças em relação a aspectos como: organização, currículos, espaço físico, entre outros. Diante desta perspectiva vê-se a problemática deste estudo: compreender a trajetória da educação pública e qual é a sua função social atualmente. No primeiro momento foi apresentado um estudo sobre a função social da escola. Posteriormente é apresentado a trajetória da educação pública. O objetivo geral deste estudo é compreender como funciona o trabalho dentro da escola. E os objetivos específicos são: abrir espaços dentro da escola para uma reflexão sobre o tema. O estudo observa a pesquisa bibliográfica com teorias sobre o tema, fazendo uma análise completa das ideias apresentadas, bem como reflexões teóricas. Conclui-se que, apesar das adversidades, experiências exitosas têm surgido e podem orientar tanto práticas pedagógicas mais eficazes quanto políticas públicas que promovam uma educação mais inclusiva e equitativa.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-054

Publicado

2025-09-05

Como Citar

de Oliveira, L. C. G. ., de Santana Gomes, A. M. ., de Oliveira, R. de K. ., da Silva, I. B. ., Prediger, R. de A., da Costa, M. R. ., de Souza, V. C. ., de Souza, F. B. ., de Deus, C. N. ., Lucas, C. M. M. ., & dos Anjos Vieira Vasconcelos, T. . (2025). EDUCAÇÃO PÚBLICA - TRAJETÓRIA E FUNÇÃO SOCIAL. Seven Editora, 843-859. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7987