ENSINO E EDUCAÇÃO COM AS TDIC: OLHARES A PARTIR DAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Kauan Pessanha Soares
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias Digitais, TDIC, Mediação Pedagógica, Competências Socioemocionais

Resumo

O presente estudo analisa a evolução das tecnologias digitais e suas implicações nos processos educativos, desde os marcos históricos da humanidade até perspectivas contemporâneas da Educação 4.0 e 5.0. Aborda-se a transformação das práticas pedagógicas, metodologias ativas e o papel do docente como mediador na apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Destacam-se desafios relacionados à infraestrutura, inclusão digital e engajamento estudantil, bem como a necessidade de práticas pedagógicas contextualizadas e éticas. Por fim, evidencia-se que a integração consciente e crítica das tecnologias digitais potencializa a construção colaborativa do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e digitais, contribuindo para a formação integral dos estudantes e para a promoção da cidadania.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-043

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Soares, K. P. ., & de Azevedo Pedrosa, S. M. P. (2025). ENSINO E EDUCAÇÃO COM AS TDIC: OLHARES A PARTIR DAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS. Seven Editora, 672-683. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7938