ENSINO E EDUCAÇÃO COM AS TDIC: OLHARES A PARTIR DAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Educação, Tecnologias Digitais, TDIC, Mediação Pedagógica, Competências SocioemocionaisResumo
O presente estudo analisa a evolução das tecnologias digitais e suas implicações nos processos educativos, desde os marcos históricos da humanidade até perspectivas contemporâneas da Educação 4.0 e 5.0. Aborda-se a transformação das práticas pedagógicas, metodologias ativas e o papel do docente como mediador na apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Destacam-se desafios relacionados à infraestrutura, inclusão digital e engajamento estudantil, bem como a necessidade de práticas pedagógicas contextualizadas e éticas. Por fim, evidencia-se que a integração consciente e crítica das tecnologias digitais potencializa a construção colaborativa do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e digitais, contribuindo para a formação integral dos estudantes e para a promoção da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kauan Pessanha Soares, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.